Investimento público é por pessoa superior na RAM
PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA | Terça-Feira, 11 de Março de 2014 | Por
Ricardo Caldeira
O presidente do Governo Regional visitou, ontem, as obras já concluídas da reconstrução da Estrada Regional 227 e na Ribeira da Tabua, infraestruturas que haviam ficado danificadas no temporal de 20 de fevereiro de 2010.
Alberto João Jardim aproveitou a oportunidade para referir que, apesar das dificuldades, a Região continua a investir.
«A Região Autónoma da Madeira (RAM), mesmo com os problemas que levaram à paragem, quer em Portugal, quer noutros países, de tudo o que eram obras, continua a trabalhar», disse o chefe do Executivo, acrescentando que «hoje, o volume que se faz em investimento público aqui na Região Autónoma é por cabeça superior ao que se faz no restante do País».
«Se se pegar no que se está a fazer em obras públicas no restante do País e se dividir pelos 10 milhões que vivem no continente, e se se pegar no que se está a fazer aqui em obras públicas na Madeira e se dividir pelos 250 mil habitantes aqui da ilha, é fácil constatar que estamos a investir por pessoa, mesmo assim, e apesar das dificuldades, muito mais do que no continente», vincou Jardim. Segundo afirmou o líder madeirense, «estamos a fazer frente às dificuldades» e «os sinais de recuperação são evidentes».
Alberto João Jardim adiantou, por outro lado, que o grande problema neste momento é o desemprego, sendo que «é aí que tem de ser agora o combate fundamental».
Nesta ordem de ideias, salientou que o Governo Regional, através de várias iniciativas, «tem procurado aguentar a sobrevivência de várias empresas» e garantiu que, tirando as pessoas que estão empregadas em obras, só nas empresas que o Governo já ajudou, «se conseguiu salvar à volta de 15 mil postos de trabalho».
Investimento de 13,3 milhões
No que concerne à intervenção feita na Tabua, é de referir que a cheia excecional que se verificou a 20 de fevereiro de 2010 fez transbordar a ribeira do seu leito natural, danificando e destruindo casas, a estrada e a ponte da E.R. 222 sobre a ribeira, interrompendo a circulação nesta estrada entre as duas margens da ribeira.
Em setembro de 2013, foi possível reabrir a circulação rodoviária na ponte existente na E.R. 222. Com a presente empreitada foi possível reconstruir a E.R. 227 com um perfil alargado de características urbanas, com sete metros de faixa de rodagem, 1,5 metros de passeios e criação de zonas de estacionamento. Destes trabalhos resulta ainda a regularização da ribeira com uma secção alargada de 12 m x 5 m desde o entroncamento com a E.R. 222 até à foz, numa extensão total de 975 metros, de forma a garantir adequadas condições de escoamento à linha de água, protegendo as várias habitações existentes nas margens e defendendo a estrada de futuros eventos similares. Foi ainda substituída a ponte antiga da E.R. 101 por uma estrutura nova de betão armado, bem como foi igualmente substituída a ponte da E.R. 227 por uma nova.
De referir que decorrem ainda os trabalhos de construção da embocadura da ribeira, que deverão estar concluídos durante o primeiro semestre deste ano. O valor total da empreitada está avaliado em cerca de 13,3 milhões de euros.