A freguesia da Tabua foi criada na última metade do século XVI, por volta do ano 1588, existindo um antigo documento relativo a esta paróquia datada de 2 de Julho de 1743 que establece a Curato paroquial.
A partir de 18 de Outubro de 1881, a freguesia este anexada à Ponta do Sol para efeitos administrativos, concelho esse que pertenceu até à criação do concelho da Ribeira Brava em 1914. Situada à beira-mar na costa sudoeste da Ilha da Madeira, é a freguesia mais pequena do concelho da Ribeira Brava e é atravessada por uma ribeira que tem origem nas vertentes do Pico das Pedras na direcção norte-sul, que desemboca na sua pequena orla marítima.
Esta freguesia era tradicionalmente conhecida pelo nome “Atabua”, nome que ainda hoje lhe é dado pelo povo. Em 1838 o seu nome foi alterado para Tabua pelo Padre António Francisco Drumond e Vasconcelos. O nome “Tabua” deriva de uma planta denominada tabua que abundava por aquela região, utilizada no fabrico de esteiras e fundos de cadeiras.
Tabua é uma freguesia portuguesa do concelho da Ribeira Brava, com 11,10 km² de área e 1 105 habitantes (2001). Densidade: 99,5 hab/km². Localiza-se a uma latitude 32.667 (32°40') Norte e a uma longitude 17.0833 (17°5') Oeste. Tábua tem uma estrada que liga Calheta e Funchal. A actividade principal é a agricultura. É banhada pelo Oceano Atlântico a sul. Tem montanhas a norte.
Tabua (popularmente designada por Atabua) não passará sem referência por ser freguesia das mais pequenas do município, criada na última metadae do século XVII. Situada à beira-mar, a oeste da sede de Concelho, a paróquia teve origem na capela da Santissíma Trindade, substituída pela de Nªa Srª da Conceição, e a igreja paroquial data dos fins do século XVII.
(...)A Ribeira de Tabua nasce junto ao Pico das Pedras (altitude de 1510 metros), tem de curso 7 km e desagua na freguesia.
Os tabuenses vivem essencialmente da agricultura, cujo solo (para além diutras aptidões) é propício à vinha e cana."
O seu antigo Templo, sede da paróquia, foi destruído por temporal, datando a edificação do actual, do ano de 1696.
De referir ainda que esta freguesia é atravessada por uma ribeira, na direcção Norte-sul, que desemboca na sua pequena orla marítima. Esta tem sua origem nas vertentes do Pico da Pedras, junto ao Paul da Serra, e recebe o afluente do ribeiro do Barqueiro."
Revista MAIS (DIARIO de NOTICIAS),Domingo, 25 de Outubro de 2009
A freguesia da tabua, no concelho da Ribeira Brava - até 1914 pertenceu à Ponta do Sol-, deve o seu nome - de acordo com indicação do Elucidário Madeirense - a uma planta chamada tabua. Que, note-se, não existia na localidade mas poderá ter sido confundida com uma parecida, levando assim a esse 'baptismo'. No entanto, refira-se, Tabua nem sempre foi Tabua. E se há documento datado de 1497 que refere a localidade como 'Tabuua', já em 1501 aparece, para a mesma zona, 'Atabua'. Pelo tempo adiante as duas palavras foram significando a mesma coisa até que a partir de 1838 se passou a escrever e designar Tabua à... Tabua. Uma determinação tomada pelo padre António Vasconcelos e seguida pelos sucessores, até hoje. E, isso é certo, nunca foi Tábua, como localidade existente no continente português.
Reportagem RTP Madeira (Maio 2018)