• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Sede da Junta de Freguesia

Igreja e Praceta

Lar da Tabua - Santíssima Trindade

Freguesia da Tabua

Casa do Povo e Estacionamento

Centro de Convívio - Ribeira da Tabua

  • Sede da Junta de Freguesia

  • Igreja e Praceta

  • Lar da Tabua - Santíssima Trindade

  • Freguesia da Tabua

  • Casa do Povo e Estacionamento

  • Centro de Convívio - Ribeira da Tabua

Print

Historial da Freguesia

A freguesia da Tabua foi criada na última metade do século XVI, por volta do ano 1588, existindo um antigo documento relativo a esta paróquia datada de 2 de Julho de 1743 que establece a Curato paroquial.

P9040065A

A partir de 18 de Outubro de 1881, a freguesia este anexada à  Ponta do Sol para efeitos administrativos, concelho esse que pertenceu até à criação do concelho da Ribeira Brava em 1914. Situada à beira-mar na costa sudoeste da Ilha da Madeira, é a freguesia mais pequena do concelho da Ribeira Brava e é atravessada por uma ribeira que tem origem nas vertentes do Pico das Pedras na direcção norte-sul, que desemboca na sua pequena orla marítima.

Esta freguesia era tradicionalmente conhecida pelo nome “Atabua”, nome que ainda hoje lhe é dado pelo povo. Em 1838 o seu nome foi alterado para Tabua pelo Padre António Francisco Drumond e Vasconcelos. O nome “Tabua” deriva de uma planta denominada tabua que abundava por aquela região, utilizada no fabrico de esteiras e fundos de cadeiras.Concelho-da-Ribeira-Brava-2

Tabua é uma freguesia portuguesa do concelho da Ribeira Brava, com 11,10 km² de área e 1 105 habitantes (2001). Densidade: 99,5 hab/km². Localiza-se a uma latitude 32.667 (32°40') Norte e a uma longitude 17.0833 (17°5') Oeste. Tábua tem uma estrada que liga Calheta e Funchal. A actividade principal é a agricultura. É banhada pelo Oceano Atlântico a sul. Tem montanhas a norte.

Tabua (popularmente designada por Atabua) não passará sem referência por ser freguesia das mais pequenas do município, criada na última metadae do século XVII. Situada à beira-mar, a oeste da sede de Concelho, a paróquia teve origem na capela da Santissíma Trindade, substituída pela de Nªa Srª da Conceição, e a igreja paroquial data dos fins do século XVII.

(...)A Ribeira de Tabua nasce junto ao Pico das Pedras (altitude de 1510 metros), tem de curso 7 km e desagua na freguesia.
 
Os tabuenses vivem essencialmente da agricultura, cujo solo (para além diutras aptidões) é propício à vinha e cana."
 
O seu antigo Templo, sede da paróquia, foi destruído por temporal, datando a edificação do actual, do ano de 1696.P9040067A 
De referir ainda que esta freguesia é atravessada por uma ribeira, na direcção Norte-sul, que desemboca na sua pequena orla marítima. Esta tem sua origem nas vertentes do Pico da Pedras, junto ao Paul da Serra, e recebe o afluente do ribeiro do Barqueiro."
Revista MAIS (DIARIO de NOTICIAS),Domingo, 25 de Outubro de 2009

A freguesia da tabua, no concelho da Ribeira Brava - até 1914 pertenceu à Ponta do Sol-, deve o seu nome - de acordo com indicação do Elucidário Madeirense - a uma planta chamada tabua. Que, note-se, não existia na localidade mas poderá ter sido confundida com uma parecida, levando assim a esse 'baptismo'. No entanto, refira-se, Tabua nem sempre foi Tabua. E se há documento datado de 1497 que refere a localidade como 'Tabuua', já em 1501 aparece, para a mesma zona, 'Atabua'. Pelo tempo adiante as duas palavras foram significando a mesma coisa até que a partir de 1838 se passou a escrever e designar Tabua à... Tabua. Uma determinação tomada pelo padre António Vasconcelos e seguida pelos sucessores, até hoje. E, isso é certo, nunca foi Tábua, como localidade existente no continente português.

Breves

TAXAS DE IMI, IRS E TMDP

O Município de Ribeira Brava vem por este meio informar os cidadãos em geral, as taxas aprovadas, por unanimidade, em Reunião de Câmara de 02 de Novembro de 2012 e em Reunião de Assembleia Municipal em 29 de Novembro de 2012, a vigorar no ano de 2013. Aqui.

Licenciamento de Canídeos
Documentos a apresentar no acto de pedido de licenciamento:
Para cães de caça:
  • Carta de Caçador
  • Documento de Identificação do Canídeo (Boletim Sanitário)
  • Documento do chip
Para cães perigosos ou potencialmente perigosos:
  • Bilhete de Identidade do proprietário
  • Documento de Identificação do Canídeo (Boletim Sanitário)
  • Registo Criminal
  • Seguro de responsabilidade Civil
  • Documento do chip
Outros canídeos:
  • Documento de Identificação do Canídeo (Boletim Sanitário)
Nota: Este serviço tem que ser obrigatoriamente tratado na sede da Junta de Freguesia
Autenticação de Documentos

Deverá apenas levar o original dos documentos a certificar

Nota: Este serviço tem que ser obrigatoriamente tratado na sede da Junta de Freguesia

Recenseamento Eleitoral

Este serviço tem que ser obrigatoriamente tratado na sede da Junta de Freguesia mediante apresentação do Bilhete de Identidade ou Passaporte.

O recenseamento eleitoral pode ser efectuado a todo o tempo, excepto 60 dias antes de um qualquer acto eleitoral.

È obrigatório o recenseamento para cidadãos maiores de 18 anos ou que completem os 18 anos até à data do acto eleitoral.

Visitantes

Hoje251
Ontem239
Última Semana490
Último Mês3972
Total148268

Visitantes

Guests : 7 guests online